Apple Vision Pro: o que precisas de saber

Há quase uma década que a Apple não introduzia uma nova categoria de produto (desde o Apple Watch, em 2015). No entanto, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC 23), realizada em junho de 2023, a Apple apresentou a novidade que veio agitar o mundo da inovação: o Apple Vision Pro, um dispositivo que combina realidade aumentada e virtual. A marca chama a esta nova forma de interação “computação espacial”, pois permite ter várias aplicações, desde o navegador de internet à aplicação de mensagens, sobrepostas e espalhadas no espaço que nos rodeia.

Apresentamos 4 características do produto que o tornam um dispositivo único no mercado:

1. Experiência imersiva para a produtividade

O Apple Vision Pro traz uma nova dimensão à computação pessoal poderosa, mudando a forma de interação dos utilizadores. A interface tridimensional permite que os dispositivos não fiquem limitados ao ecrã, sendo possível que apareçam em qualquer escala, podendo utilizar várias aplicações lado a lado. Desta forma, é possível que se crie uma tela infinita para multitarefas e colaboração. Com o Mac Virtual Display, os utilizadores podem ainda trazer os poderosos recursos do seu Mac para o Vision Pro, criando um monitor 4K enorme, privado e portátil, ideal para fluxos de trabalho profissionais.

 

2. Nova interface para gaming

Os jogadores podem aceder a jogos na App Store e projetar no tamanho que desejarem, tornando o gaming numa experiência imersiva e única. Novos jogos espaciais como o Game Room, What the Golf? e Super Fruit Ninja aproveitaram os recursos do Apple Vision Pro para transformar o espaço à volta dos jogadores.

 

3. Experiência de entretenimento única

O equipamento apresenta dois pequenos ecrãs microLED que partilham 23 milhões de píxeis, garantindo uma ampla gama de cores e a capacidade de reproduzir imagens em 3D, bem como potenciar a experiência dos utilizadores. Segundo a Apple, é o equivalente ao utilizador ter, para cada olho, um ecrã com uma resolução superior à de um televisor 4K. Estas funcionalidades permitem que os utilizadores consigam ver filmes e programas de TV com uma qualidade incrível.
O Vision Pro também apresenta o Apple Immersive Video, um novo e notável formato de entretenimento pioneiro da Apple que coloca os utilizadores dentro da ação com gravações tridimensionais de 8K em 180 graus capturadas com Spatial Audio.

 

4. Recursos operacionais

No que diz respeito ao desempenho, os Vision Pro são alimentados por dois processadores Apple Silicon, o M2 e o recém-anunciado R1, que estão encarregues de processar as entradas das câmaras, sensores e microfones. O chip M2 realiza todo o processamento, enquanto o R1 assegura que tudo funciona com fluidez e suavidade. Segundo a marca, o chip R1 transmite novas imagens para os ecrãs em apenas 12 milissegundos — oito vezes mais rápido do que o piscar de olhos. Os Vision Pro podem ser usados durante duas horas com a sua bateria externa ou durante todo o dia se estiverem ligados à corrente.
Os óculos AR/VR contam com um avançado sistema de rastreamento ocular, composto por 12 câmaras e cinco sensores, que permite identificar a direção do olhar do utilizador. As outras câmaras são usadas para mapear os movimentos da cabeça, das mãos e para realizar o mapeamento 3D em tempo real de tudo o que rodeia o utilizador. Existe ainda uma câmara capaz de captar fotos e vídeos em 3D, sensores de infravermelhos que melhoram o mapeamento das mãos e sensores de profundidade que ajudam a determinar a dimensão e a localização exata dos objetos no espaço circundante.
O headset inclui seis microfones para uma qualidade de voz ímpar, dos quais dois estão posicionados sobre a zona das orelhas. Estes suportam áudio tridimensional e uma nova tecnologia, a audio ray tracing, que adapta o som aos diferentes elementos físicos à nossa volta (como mobiliário).
Além disso, os Apple Vision Pro permitem a cada utilizador usar um modo de realidade aumentada, no qual ele vê o mundo físico à sua volta, ou, então, um modo de realidade virtual, no qual o utilizador só vê os conteúdos digitais. Para efetuar a transição entre estes dois modos, o Apple Vision Pro está equipado com um botão rotativo, semelhante ao que existe no Apple Watch, que permite ajustar o nível de transparência nos dois ecrãs.

 

O Apple Vision Pro tem um valor inicial de 3 499 dólares (aproximadamente 3 200 euros) e já está disponível para compra no site oficial da Apple e nas lojas físicas Apple nos Estados Unidos da América. Posteriormente, o produto será comercializado também em solo europeu, embora ainda não exista uma data de lançamento anunciada.